Apple, a marca que faz perder a cabeça
Apple, Steve Jobs, Macbook, Iphone, Ipad, Ipod. São todas palavras da mesma família!
Steve Jobs conseguiu a proeza de pôr o mundo todo a falar do mesmo.
Steve Jobs conseguiu que o mundo se viciasse, conseguiu criar uma marca que é objecto de desejo de todos, independentemente da classe social. É um produto desejado e ambicionado por todos, é um produto que conquistou uma população heterogénea!
O fenómeno do I está aí e chegou para durar!
A Apple é hoje em dia uma das marcas mais valiosas do mundo e aquela que mais chama à atenção da população!
A Apple de Steve Jobs conseguiu criar um produto de desejo que move milhões e que conseguiu suplantar todos os produtos concorrentes.
A Apple chegou, viu e venceu!
E que atire a primeira pedra quem não deseja ter um Iphone, um Ipad, um Ipod ou mesmo um MacBook.
A Apple conseguiu criar um produto que é objecto de desejo de todos.
O Iphone é um objecto de topo, é o telemóvel da moda e desde o primeiro Iphone até ao modelo mais recente já várias foram as versões do Iphone e o fenómeno tem que ver com o facto de que quando a Apple anuncia o lançamento do modelo mais recente, o mundo quase que pára para assistir à conferencia de apresentação do novo modelo. E semanas depois de o novo modelo chegar ao mercado, começamos a assistir a especulações sobre o modelo que o virá suplantar.
A Apple é um fenómeno global, um fenómeno que pode ser explicado com base em inúmeros argumentos, mas uma coisa é garantida, a letra I num teve tanto sucesso como aquele que tem hoje em dia!
Não importa se somos geeks, se somos viciados no mundo da tecnologia, mas todos nós queremos aquele telemóvel, aquele tablet e aquele portátil.
Todos nós queremos um Iphone, um Ipad e um MacBook.
Perdemos a cabeça por aquele produto especifico que tão bem soube conquistar o mercado, que tão bem soube conquistar mesmo aqueles que não se interessam pelo mundo da tecnologia.
A Apple conseguiu criar um produto que responde às necessidades de todos.
O fenómeno I
Ter um Iphone, ter um Ipad, ter um MacBook para muitos é sinónimo de ter material tecnológico de qualidade, com software de qualidade, mas para muitos ter um produto Apple é sinónimo de estatuto, ter um gadget Apple para muitos significa ser fashion , significa estar na moda.
O fenómeno Apple é um fenómeno interessante de ser estudado porque conseguiu criar no mundo uma necessidade supérflua mas que se tornou para muitos uma necessidade importante de satisfazer.
A Apple conseguiu chegar ao mercado e desde logo andar nas bocas do mundo.
A Apple não precisou de oferecer Iphones, Ipads ou Ipods a gentes famosas e pagar-lhes para que promovessem os gadgets Apple, foi a própria marca que conseguiu criar esse desejo nas pessoas, mesmo sem investir em campanhas publicitárias megalómanas.
Ao contrário daquilo que acontece com a grande maioria das marcas, a Apple não precisou de patrocinar famosos porque conseguiu criar também neles o desejo sobre os seus produtos levando-os a investirem nos produtos da marca e deixando-se fotografar com os seus produtos Apple sem nada receberem em troca.
Os produtos Apple e as inovações que introduziram no mercado tecnológico foram suficientes para a auto promoção da Apple.
O sucesso da Apple é um fenómeno tecnológico sem comparação e que conseguiu conquistar o mundo tornando-se uma marca sem publico alvo definido.
A Apple é uma marca heterogénea para um consumidor também ele heterogéneo.
Comentar