Mudaram-se os tempos e com eles uma abordagem diferente ao mundo surgiu entre as novas gerações.
Com a inevitável crise do ciclo do capitalismo que vivemos, a tecnologia é uma alavanca económica, hoje já não se vive o progresso industrial mas sim o progresso tecnológico, atrevo-me a dizer que estamos perante a 1º Revolução tecnológica apesar do computador ser objecto de culto da 3ª Revolução industrial.
As nossas casas deixaram de estar repletas de objectos e tornaram-se mais simples, demos primazia aos dispositivos tecnológicos obrigando a nova indústria a seguir novos caminhos e aos poucos se distanciando da indústria convencional, tal como as nossas vidas que se tornaram substancialmente mais rápidas e eficientes. Tal como o mito do automóvel e do avião no inicio do século XX, hoje é o mito da tecnologia o impulso de desenvolvimento pela franca acessibilidade aos dispositivos móveis.
Acessibilidade essa que tornou os objectos tecnológicos de inicio de milénio um bem indispensável ao nosso quotidiano na comunicação com as nossas diversas redes.
As novas gerações transformaram-se graças às inovações tecnológicas, a sua abordagem ao mundo é diferente da geração anterior, se por um lado a geração anterior tinha apenas acesso à comunicação com o mundo através do contacto físico, hoje as nossas crianças deparam-se com a massificação do mundo virtual, e necessariamente têm uma abordagem diferenciada das gerações anteriores, não fazendo juízos de valor no que toca às duas abordagens.
De facto, as crianças dos anos 90 foram as ultimas a brincar na rua mas também as ultimas a aprender a ler e a escrever nos moldes convencionais, hoje as crianças de 2000 tem contacto com escrita garantidamente mais cedo e algumas aprendem a ler antecipando-se ao tempo convencional, ou seja, a partir dos seis anos.
As crianças de 2000 estão a forçar o seu desenvolvimento cognitivo precocemente o que certamente as deixará mais preparadas para o aceleramento social dos nossos dias.
Hoje quando uma criança interage melhor com a tecnologia que a geração anterior é motivo de um certo orgulho para pais. De facto a interacção tecnológica das crianças pode ser uma mais valia no seu desenvolvimento desde que os laços sociais são se quebrem, o que ainda é difícil de mediar pelas gerações anteriores.
Com novas crianças é importante adequar um novo ensino, hoje temos um sucesso escolar mais cedo devido ao desenvolvimento de raciocínio mais acelerado, não se pode formar como há dez anos atrás, está na altura de reformular os métodos de ensino. É indiscutível que estas crianças não podem aprender nos mesmos moldes que os pais e o grau de exigência seja o mesmo quando têm contacto com a escrita e com o raciocínio matemático bem mais cedo.
Comentar