A gestão das redes sociais no âmbito do marketing digital deve, de acordo com especialistas, contemplar a ética. Esta é uma informação adiantada pelo site Administradores.
Gestão de redes sociais implica o desenvolvimento de um Código de Ética eficaz à presença do negócio online. Quais os pontos essenciais?
Interacção – as redes sociais compreendem um espaço de interacção que se traduz em um canal entre consumidores e marcas que é preciso gerir.
Esta conexão, fruto da gestão de redes sociais, faz com que os clientes conheçam mais sobre a empresa com a qual realizam os negócios.
São criadas relações e os conteúdos podem ser compartilhados por qualquer pessoa, inclusive pelos próprios colaboradores. No entanto, o que é partilhado pelos funcionários nas redes sociais pode ter impactos negativos sobre o negócio…
Não podemos esquecer de que ao fazer a gestão das redes sociais, isto é, trabalhando o contacto directo do público alvo e a exposição da marca da empresa, a principal prioridade do profissional deve ser a de criar e manter uma excelente reputação.
É, então, responsabilidade da empresa criar uma identidade positiva para o seu negócio e manter o controlo sobre as acções que possam de alguma forma afectá-lo.
O vínculo da empresa com seus colaboradores no mundo virtual deve ser um dos pontos focais da gestão da marca: é preciso prestar atenção à gestão das redes sociais e existem estratégias de marketing digital para as redes sociais que devem compreender todos os seus aspectos e riscos – para quem lê, para quem as compartilha e para a forma como são compartilhadas.
É preciso desenvolver códigos de conduta ética para gerir e controlar os riscos inerentes à gestão das redes sociais
Para que se desenvolva um Código de Ética eficaz à presença do negócio nas redes sociais, as empresas devem considerar alguns pontos essenciais, nomeadamente:
- o objectivo da presença do negócio nas redes sociais;
- a definição do tipo de informação que pode ser gerada e compartilhada em nome da empresa;
- a linguagem e vocabulário utilizados na informação a partilhar;
- a definição dos responsáveis por gerar conteúdo em nome da empresa e o procedimento para a aprovação do conteúdo antes da partilha da informação.
A divulgação de dados confidenciais referentes à empresa ou aos seus clientes tem de ser estritamente proibida – assim como se devem adoptar medidas que preservem a imagem da empresa através da responsabilização individual. A empresa deverá ainda estar preparada para a gestão de crises no sentido de saber o que fazer quando uma informação é utilizada de forma errada colocando em risco a imagem da empresa face ao mercado e, consequentemente, aos seus clientes.
A gestão das redes sociais deve fazer parte do Código de Conduta Ética, que por sua vez, deverá definir de forma ampla, as regras de relacionamento entre todas as partes da empresa. Há que formalizar o comportamento esperado dos colaboradores, de terceiros e até mesmo de clientes em relação à conduta ética.
Comentar