Quais serão os melhores assuntos para fazer auto-promoção nas redes sociais? Serão temas relacionados com moda? Com desporto? Política? O que fará com que os nossos conteúdos sejam partilhados e com que tenhamos cada vez mais seguidores? É evidente que há temas que devemos evitar. Assuntos polémicos, nomeadamente relacionados com política, religião ou futebol não são bons temas para auto-promoção. Isto porque são temas que dividem as pessoas e que entram muito no domínio do emocional. Além disso, como são da esfera pessoal de cada um, tomar partido acerca deles podem fazer com que as pessoas se sintam ofendidas.
Se são de evitar temas sensíveis, então que temas deveremos utilizar para a nossa auto-promoção nas redes sociais?
Mais do que os temas, o que importa é a forma como produzidos os nossos conteúdos para fazer auto-promoção nas redes sociais. Mas, em primeiro lugar, e uma vez que não é possível agradar a todos, importa saber quem pretendemos cativar, ou seja, conhecer a nossa audiência. Uma boa ferramenta para a auto-promoção é a criação de um blog. É mais fácil fazermos a nossa auto-promoção nas redes sociais se tivermos um local na web onde oferecer explicações, sugestões ou outro tipo de informação. Para tornarmos o nosso blog ainda mais acutilante, podemos acrescentar-lhe funcionalidades, como o RSS. Além disso, convém que o nosso conteúdo seja de grande qualidade, único e valioso. Para sabermos sobre o que escrever, podemos procurar no Twitter por pessoas que colocam questões sobre as nossas keywords ou frases. Devemos ainda ter presente que as redes sociais e o correio electrónico trabalham de mãos dadas, porque são meios que se complementam e que permitem realçar-se mutuamente em mercados diferentes.
Há, no entanto, algumas dicas que podemos utilizar para auto-promoção nas redes sociais quando utilizamos esta sinergia:
- Incluir ícones sociais nos nossos e-mails
- Pedir aos nossos receptores de e-mail que partilhem e divulguem o nosso conteúdo
- Proporcionar incentivos, como convidar os receptores dos e-mails a convidar amigos para o Facebook, em troca de descontos
- Promover a subscrição de mailings através das redes sociais
- Promover o e-mail marketing no nosso blog.
Criar uma página no Facebook não gera automaticamente tráfego para o nosso site/blog, nem faz com que as pessoas partilhem os nossos conteúdos e promovam a nossa imagem. Devemos testar diversas estratégias de partilha e descobrir as que funcionam melhor para o nosso caso. Existem diversos factores que contribuem para uma maior partilha e envolvimento com a nossa audiência, criando resultados mensuráveis: 1 – Lance iniciativas criativas 2 – Publique conteúdo altamente partilhável 3 – Construa uma comunidade unida 4 – Utilize humor e entretenimento 5 – Dê aos seus fãs conteúdos de excelência regularmente
Comentar