O copywriting é um dos pilares do SEO e é essencial a qualquer estratégia de marketing digital.
No entanto, um mau copywriting pode funcionar ao contrário e prejudicar o SEO, em vez de o impulsionar. Há, por toda a Internet exemplos de bom e mau copywriting, mas optámos por nos cingir ao universo online em português para descobrir alguns casos. Tudo, e prol da eficácia do marketing digital.
Bom exemplo: website da Worten de cara lavada
Os sites da Sonae sofreram um recente «refresh», com resultados muito positivos. O website da Worten tem de ter em conta o sector de negócio em que actua, líder nas áreas dos electrodomésticos, da electrónica de consumo e do entretenimento, com uma clara aposta numa oferta diversificada, assente sempre nas últimas novidades aos melhores preços do mercado. Trata-se de um bom site, do ponto de vista do layout e conteúdos. Tem uma boa organização da informação, é de fácil acesso e procura, pelo que facilita o consumidor na identificação rápida do que precisa. A home page é muito clean, contém bastante informação, sem que se torne confusa a sua procura. É uma marca que se assume como dinâmica, jovem e inovadora, acompanha as tendências e estilo de vida dos portugueses, procurando antecipar os seus desejos. É um site ideal para o marketing digital.
Mau exemplo: Fnac com página pouco organizada
No mesmo sector de negócio, é possível encontrar um Mau exemplo, o da página da Fnac: um site muito confuso, com os destaques todos iguais, ou seja, sem funcionalidade. A apresentação do site não coincide com o posicionamento da marca. A Fnac é considerada uma marca premium, porém, a apresentação da home page do site não corresponde, não passam os atributos do valor da marca, que se dirige a um público de classes A/B. A apresentação é confusa e o acesso à procura da informação é bastante difícil. É uma página inimiga do marketing digital.
Site da Robbialac bastante amador
Outro site considerado mau exemplo é o da Robbialac. Percebe-se, de imediato que é uma marca/empresa que está a dar os primeiros passos no mundo digital. Um site com um perfil «tradicional», que não tem uma apresentação que diferencie a marca. A apresentação dos conteúdos não foi pensada para plataformas digitais (Web Pc). Além disso, tem muito texto, letra pequena, um campo de leitura muito reduzido e tem que se fazer scroll para ler a informação na totalidade. O site contém informação não relevante, não tem um fio condutor, uma estratégia definida e tem uma apresentação de conteúdos e de imagens muito amadora. Outro site para esquecer, no âmbito do marketing digital.
Comentar