“Copywriting é a «arte» de escrever e criar conteúdos com o intuito de promover e vender bens, serviços, marcas ou empresas. A importância do Copywriting está em tornar os conteúdos apelativos, o que significa que a forma é tão ou mais importante que o conteúdo. A conversão é o nosso objectivo e pode passar por subscrições, envio de informação ou vendas.”
Fonte: Made2Web
Como demonstra a definição anterior por parte da plataforma Made2Web, o Copywriting tem como objectivo dinamizar a promoção e venda de produtos ou serviços em prol de todos os benefícios inerentes para as empresas. Este método vai além da escrita e pretende revolucionar a relação entre clientes e vendedores.
Copywriting é o mesmo que escrita criativa?
A resposta correcta a esta questão é não. Como já vimos anteriormente, o Copywriting está naturalmente associado ao Marketing Digital.
Apesar da escrita criativa também ter propriedades relacionadas com esta área, não vai ao encontro dos clientes com acções direccionadas para venda.
Tal como indica o nome “escrita criativa”, aqui o escritor tem liberdade total para colocar as suas opiniões próprias ao longo do texto, enquanto o Copywriting visa aumentar a visibilidade das empresas na Web e gerar mais negócio.
Em que mais consiste o Copywriting?
O Copywriting não se limita a uma escrita linear. Todo este processo inclui gestão de redes sociais e todo o conteúdo inserido na social media, deve ter em atenção o SEO e suas palavras-chave, SEO Portugal em caso de promoção a nível nacional, relação de uma página de empresas com a Web e a sua colocação na primeira página do Google, entre outras acções de Marketing Digital.
Tudo o que envolve processos de SEO tem obrigatoriamente que estar relacionado com o Copywriting. SEO optimizado melhora os resultados de pesquisa no Google e estas técnicas necessitam de estar implementadas no Copywriting para construir uma página ou conteúdo de sucesso, seja uma agência de marketing digital a tratar o conteúdo ou um Copywriter independente.
Algumas dicas para um Copywriting eficaz e apelativo
- Mantenha os leitores interessados. Ao longo do artigo tente manter os leitores ligados ao seu conteúdo com factos, listas enumeradas e altere entre expressões mais sérias e outras mais “leves”. Este último aspecto já foi provado ser um dos melhores métodos para fazer com que os leitores partilhem os seus artigos.
- Crie listas “Top 10”, por exemplo. Criar um artigo com conteúdo enumerado é sempre interessante do ponto de vista do leitor. Quem procura leitura online gosta de estar informado sobre o que está em voga e listas “Top 5” ou “Top 10” são muito apelativas.
- Tenha atenção à ortografia. Apesar de este ponto ser o básico da história da Língua Portuguesa, é incrível como tantos artigos na Web e não só contêm erros ortográficos. Verifique sempre os seus conteúdos e escolha as palavras correctas em cada secção do artigo.
- Mantenha tudo ligado. Um linkbuildiing eficaz entre páginas melhora a visibilidade e a reputação junto do Google. Crie links nas palavras-chave principal e secundárias, expressões e imagens.
- Crie conteúdo direccionado para cada público-alvo. O Copywriting deve ser dirigido a um público-alvo específico dependendo do tema que está a redigir. No Copywriting não é aceitável dispersar o seu conteúdo e cada público-alvo deve apenas ler o que lhe interessa.
O que não deve fazer no Copywriting
No Copywriting existem alguns aspectos que deve ter em atenção para não arruinar a criação de bom conteúdo. Por exemplo, veja uma lista de acções que não deve fazer:
- Colocar o conteúdo da empresa no fundo do site ou escondido e utilizar fontes pequenas.
- Esconder a imagem corporativa.
- Encher uma página de conteúdo e deixar as outras em branco.
Em suma, para ter sucesso em Copywriting deve preparar o conteúdo e a informação recolhida; organizar toda a informação; escrever, editar e rever o conteúdo. Estes devem ser os 5 passos a seguir para ser um Copywriter eficaz.
Comentar