Mais de 90% das desavenças que acontecem nas redes sociais têm como base a má interpretação de texto
Há uns tempos deparei-me com uma imagem, algures no Facebook, que desde logo despertou o meu interesse.
Referia que mais de 90% das desavenças que acontecem nas redes sociais têm como base a má interpretação de texto, o que significa que menos de 10% dessas mesmas desavenças se devem à não partilha dos mesmos valores, opiniões ou, até mesmo, sentido de humor, no desenrolar da comunicação online ou via SMS.
Por momentos, admito que esta ideia me deixou um bocado confusa. Mas depois comecei a pensar nas desavenças que já tive o prazer (ou não!) de assistir nas redes sociais… Aqui, sim, começou a fazer sentido. De facto, estamos programados para atender à forma e ao conteúdo no que toca a textos escritos, mas e quando nos referimos a conversas com alguém virtual?
Qual o problema da comunicação online e via SMS?
O problema (ou, neste caso, as desavenças) da comunicação online ou via SMS surge quando tentamos manter uma conversa com alguém que não conseguimos ver de momento. Isto porque ler um texto escrito, como este, é totalmente diferente da dinâmica existente numa conversa onde existe o factor pergunta-resposta.
Se começarmos a pensar bem sobre este fenómeno, rapidamente percebemos que o mesmo não se aplica apenas à comunicação online nas redes sociais. Aplica-se, também, a toda a comunicação virtual… como, por exemplo, as famosas SMS. O mais certo é que a maioria da população que comunique frequentemente através de SMS, já tenha tido alguma desavença devido à má interpretação do texto.
Mas porque é somos, tantas vezes, mal interpretados numa SMS ou numa conversa de Facebook?
Este facto pode ser facilmente atribuído à ausência de comunicação não-verbal na comunicação online ou via SMS. Ou seja, à ausência de expressões faciais, corporais, ou de tom de voz, que dão pequenos indícios ao receptor sobre o sentido daquilo que estamos a transmitir. Também pode contribuir para estas desavenças o facto do ser humano ser, tendencialmente, mais honesto quando não está cara-a-cara com quem comunica. O que torna mais fácil ter conversas mais difíceis através de SMS ou de uma rede social.
Assim, será mesmo verdade que mais de 90% das desavenças que acontecem nas redes sociais têm como base a má interpretação de texto, ou será que acontecem porque nos sentimos mais à vontade para sermos totalmente honestos?
Na minha opinião, a questão que se coloca prende-se às consequências que surgem do modo como comunicamos. Seria altura para, talvez, deixarmos de analisar a comunicação online ou via SMS no que diz respeito apenas à sua forma e conteúdo, mas, também, às consequências daquilo que dizemos/escrevemos.
Este texto foi escrito com base na imagem apresentada e dos seguintes links:
Comentar