Já sabe o que é o copywriting?
Se está a ler estas linhas, quase de certeza já sabe o que é o copywriting, mas porque tem um projecto que quer colocar na primeira página do google, ou deseja tornar-se um copywriter freelancer, quer saber o que realmente distingue o bom copywriting do mau!
Começaremos por dizer que copywriting de qualidade não é tão fácil quanto soa, e se deseja destacar e garantir o sucesso do seu projecto, a solução mais viável é procurar uma agência de marketing digital competente para lhe elaborar um conjunto de serviços SEO de qualidade e eficácia garantida. Só este tipo de agência possui os conhecimentos profundos do mercado online e os profissionais multifacetados necessários à concepção de estratégias globais que vão do copywriting à gestão de redes sociais.
Se ainda pretender tomar o copywriting nas suas próprias mãos, eis os melhores conselhos que temos para lhe poderá dar!
Fonte: Made2Web, Digital Agency Unipessoal, Lda.
Como produzir bom copywriting?
Online podemos encontrar inúmeras dicas para copywriting, e desde logo compreendemos que o copywriting não se trata somente de escrever textos, mas textos pertinentes para o nosso objectivo, e parte de soluções mais globais. Compreender toda a profundidade do conceito é por isso o primeiro passo: para isso investigue sites de referência como o Copyblogger, onde encontrará ampla documentação gratuita.
O segundo passo é conhecer o nosso público-alvo e o produto que desejamos promover. Slogans efusivos, frases marcantes, são úteis mas têm os seus limites e nada substitui a informação exacta e justificada. Uma investigação prévia é crucial, e passa por saber quais as expressões de busca utilizadas para o nosso produto ser encontrado, situação onde o Google Adwords terá utilidade ímpar. Alternativas como o Übersugest são igualmente úteis e fáceis de utilizar.
Aqui fazemos uma ressalva: quando utilizamos o Google Adwords, este indica-nos a concorrência de determinados grupos de palavras. Se possível, devemos optar sempre pelos grupos de concorrência baixa, aqueles com menos concorrentes a competir por visibilidade através deles. Devemos também tentar optar pelas palavras-chave ditas “long tail”, ou seja, as expressões de busca mais específicas e altamente diferenciadoras.
Exemplificando, a palavra “humidade” é uma palavra-chave pouco diferenciadora por comparação a “como eliminar humidade das paredes”. Quanto mais capazes formos de integrar este tipo de expressões diferenciadoras, mais facilmente seremos encontrados por comparação à concorrência.
Munido destes pilares estruturantes para o seu texto, está agora pronto para começar a escrevê-lo!
Regras invioláveis do copywriting.
O copywriting é como uma receita sem quantidades: é fácil abusar dos ingredientes. Não o faça: há regras que não poderemos violar sem custos elevados.
- O copywriting é sobre os seus leitores, não sobre si. Por outras palavras, todos podem dizer-se possuidores do melhor serviço desde a invenção da pólvora. Infelizmente, quem procura o seu serviço já leu isso em todo o lado. Por isso fale menos do seu produto, e mais do que ele pode fazer pelos seus clientes.
- Fale para os seus leitores, não para si. Esta regra vem directamente da anterior: está a explicar aos seus leitores o que o seu projecto pode fazer por eles, por isso evite falar na primeira pessoa. Especificamente, não centre em si mais do que 20% das palavras.
- Mantenha-se simples. Em Inglês diz-se KISS (Keep it Simple Stupid). Os seus leitores não têm tempo para palha, por isso não encha o texto com ela. Se negligenciar isto e não adequar o tipo de linguagem à que o seu público-alvo espera, ver-se-á sem esse público muito rapidamente.
- Corte e edite. Esta regra é conhecida pela regra da “caneta vermelha”. Quando o seu texto estiver terminado, reveja-o e corte uma boa porção dele. Até os melhores copywriters descobrirão nesta fase quanto podem remover ao seu trabalho para o tornar de mais fácil leitura e maior nível de interesse. Este texto passou precisamente por este processo.
Copywriting especializado é melhor copywriting.
Todas as regras e sugestões acima podem ser mais complicadas do que parecem, e consumirão os nossos recursos físicos e mentais sem piedade. Por isso, a melhor opção para garantir resultados continua a ser a contratação de uma agência de marketing digital.
Comentar