Recentemente, descobri o mundo das lojas online. O que me manteve tão longe delas foi pensar que as transferências e pagamentos de compras não seriam suficientemente seguros, mas acabei por ceder. Apesar de todos os esquemas bancários e de roubo online de que se ouve falar, depois de descobrir métodos de pagamento alternativos (PayPal, pagamento via Multibanco, MBNet) fiquei mais descansada. Além disso, a criação de sites de compras com sistemas de segurança é cada vez mais mais significativa.
No entanto, que se desengane quem pense que comprar na Internet já é uma tendência assumida em Portugal. Segundo o site I Online, depois de efectuados alguns estudos estatísticos, 75% dos portugueses ainda prefere fazer as suas compras pessoalmente, vendo as montras. Tal como eu, uma parte significativa deste número (27%) até gosta de fazer uma pesquisa prévia, utilizando o método “à distância” apenas como Plano B.
Dito isto, tentando contrariar um pouco as tendências, tenho vindo a descobrir que comprar em lojas online traz bastantes benefícios. Estes são aqueles que mais me agradam:
1. Poder encomendar produtos de qualquer parte do mundo, com muito maior variedade
Nem sempre se encontram todos os produtos que desejamos ou de que precisamos em Portugal, mesmo em lojas especializadas. No entanto, graças à Internet, já me é possível encomendar os meus livros favoritos (por vezes, a preços bastante mais convidativos do que nas lojas ditas convencionais, físicas), em línguas estrangeiras, em sites como o Book Depository ou as várias Amazon. Por vezes, mesmo que não encomende, gosto de ver lojas de roupa na Internet e de saber como são as novas colecções, antes de me decidir a visitar a loja física.
2. Usufruir de preços mais simpáticos
Nas lojas online, quer nacionais, quer internacionais, existe sempre alguma campanha em vigor – é época de saldos quase todos os dias. Quer sejam descontos nos portes ou em compras múltiplas, campanhas de Natal, Verão, Páscoa, regresso às aulas, novas colecções… encontro sempre algum desconto que me faz ficar a babar. Além do mais, como já referi, muitos sites internacionais praticam preços-base mais baixos e, mesmo adicionando os portes, a conta final fica mais leve e compensa.
3. Comodidade e despreocupação
Fazer compras em lojas online também é uma opção para quem, à semelhança do meu caso, prefere evitar as grandes concentrações de pessoas nas lojas físicas, a confusão, a desarrumação, o barulho… Parece cliché dizê-lo, mas os sites de compras oferecem tudo à distância de um clique, sem ser necessário sair de casa, do trabalho… Hoje em dia, até é possível fazer compras a partir dos telemóveis!
A pouco e pouco, não custa nada dar uma oportunidade às tecnologias da área comercial. Eu era uma céptica no assunto e só aderi praticamente por necessidade.
João diz
Olá! Bom artigo, até que tem a sua razão no entanto nem tudo vale a pena há certas lojas que não valem a pena, tudo depende do que se quer comprar e deve-se avaliar mesmo se recompensa ou não comprar-la.
E claro saber a sua reputação, vendas isso é muito importante! Uma má reputação poderá ser uma má compra. Pois não seria bom comprar uma loja online com uma má reputação isso só iria dificultar as vendas e claro a confiança iria ser menor o que equivalia a menos vendas.
Excelente artigo, gostei.
Obrigado