Criar lojas online é fácil se utilizarmos sites como o Wix, por exemplo. Agora há que ter em conta o seguinte: deveremos criar lojas online temporárias e de baixa qualidade? Não!
Por que criar SEMPRE lojas online de qualidade?
Quando decidimos acrescentar ao nosso negócio a possibilidade de comprar e vender online temos de o fazer bem à primeira! Se começarmos por um negócio online com uma aparência mediana, ou mesmo fraca, certamente estaremos a afastar possíveis clientes. Enquanto que, por outro lado, se fizermos tudo bem logo desde o início, estamos a fidelizar todos os clientes ao alcance do nosso negócio online. As lojas online também têm conteúdo! Por esta razão, tal como o site e o blog da empresa, tem de se criar conteúdo de qualidade para os utilizadores, bem como para o Google anexar “com todo o prazer”. Se começarmos mal, teremos mais trabalho a corrigir e tentar “apagar o mau rasto” que deixámos. Assim, mais vale esperar que esteja tudo pronto e feito de forma profissional do que disponibilizar lojas online com maus conteúdos e layouts que afastem quem quer comprar online, ou seja, os nossos futuros clientes.
Se não se sente à vontade com a criação de lojas online, contacte os profissionais!
Onde criar lojas online com aspecto profissional?
As plataformas mais recomendadas, pelo facto de serem gratuitas, são o Joomla e o Magento. Ambas as plataformas permitem uma variedade de configurações intuitivas e fáceis de compreender para quem está familiarizado com a informática, podendo criar uma loja online. Do ponto de vista interno, ou seja, para a gerência de qualquer empresa é fundamental que as lojas online ofereçam a possibilidade de fazer a gestão de stocks e estarem integrados com o software de facturação. De modo a cumprirem a função de ferramentas de estímulo dos potenciais compradores, funcionalidades como slideshows, várias fotos para o mesmo produto e possibilidade de ampliação destas fotos, são essenciais para o despertar do interesse do utilizador. Mesmo após o estímulo e a conquista do utilizador após este passar pelo Zero Moment of Truth (ZMTO), existe a possibilidade de este abandonar a compra, sabia?! Por esta razão, é importante que as lojas online ofereçam uma panóplia de meios de pagamento! O check-out personalizado é um toque que não deve ser esquecido para que a fidelização esteja mais perto de acontecer.
A Made2Web trabalha com Joomla e Magento na criação de lojas online, veja aqui os casos de sucesso.
Por que optar pela ajuda de profissionais na criação das lojas online?
Quer empresas que tenham um website como complemento à loja física, quer empresas que vendam exclusivamente online, todas têm de optar pela qualidade! A qualidade não passa exclusivamente por ter um aspecto “clean” e conteúdos bem escritos. Como já ouvi dizer: “saber escrever português, não é saber escrever”! Um bom Copy sabe mais do que apenas escrever em português. Há que se criar conteúdos escritos, vídeos, imagens de qualidade com o objectivo de “tocar” as pessoas, isto é, conteúdos vistos e partilhados, que no final também estejam de acordo com os parâmetros definidos pelo algoritmo do Google. Desta forma faz-se com que a informação seja indexada e, consequentemente, a empresa que a disponibiliza tenha uma grande probabilidade de ser “coroada” com a primeira página do Google. Todos estes parâmetros são constantemente actualizados e um pouco difíceis de conjugar com a criação das lojas online. É importante começar bem e manter SEMPRE esta qualidade, na actualização e criação de novos conteúdos para a loja. Existem empresas que são especialistas na utilização de plataformas de criação de lojas online – como as supramencionadas –, utilizando desde o início técnicas de SEO para uma melhor criação de conteúdos. Tendo em conta que estes parâmetros do Google e os gostos e hábitos dos utilizadores estão em constante mudança, também estas empresas adaptam as técnicas utilizadas de modo a optimizar o seu serviço e os trabalhos do seu portfólio. Se já tem uma loja online, deve fazer a análise a nível de SEO, para ver se cumpre todos os requisitos e se está no caminho correcto. Se não tem, crie uma porque as empresas online são o futuro!
Comentar