Se nunca pensou em SEO como uma forma excelente de marcar golos tem agora uma oportunidade de perceber que investir na optimização de sites é chutar forte e certeiro.
O SEO, ao marcar golos, optimiza o seu site!
Fazer a avaliação de prós e de contras do investimento em SEO é simples. Se apreciarmos a quantidade de produtos, de marcas e de soluções que se transformaram rapidamente em potências nos seus segmentos apenas pelo investimento em marketing digital percebemos logo à primeira os golos que são marcados.
Entre as muitas ferramentas e recursos do marketing digital, talvez a mais negligenciada seja justamente a mais básica e fundamental – a optimização do site para os mecanismos de busca: o SEO.
Existem ainda bastastes sites institucionais e de e-commerce que não preenchem os mínimos requisitos técnicos para aparecerem bem posicionados nas pesquisas do Google. Tal dever-se-á a desconhecimento, sim, mas também com ignorância e um certo desprezo com que muitos empresários, e até executivos de marketing, nutrem pelo SEO.
Não deixando de ser lamentável, é mesmo necessário afirmar que o SEO marca efectivamente golos e constitui uma excelente oportunidade para a concorrência – assim como para empresas de outros segmentos – na promoção dos negócios em uma das maiores vitrines da internet mundo: o Google.
Para quem tem dúvidas: vale a pena investir na optimização dos sites. Porquê?
Faça uma avaliação do seu site e depois perceba se três em cada dez visitantes são provenientes do Google. Se não forem, significa que simplesmente não está a aproveitar as potencialidades que geram os negócios e a perder, obviamente, visibilidade.
Estará, igualmente, a perder credibilidade se o seu site não estiver posicionado na primeira página do Google – significa que não é uma referência nas pesquisas de palavras-chave relacionadas com os seus produtos, soluções e serviços.
O SEO oferece uma grande oportunidade para as empresas aparecerem na frente de concorrentes maiores, e até dos líderes de mercado, que não invistam nas buscas do Google. Sabia?
Sabe-se que um trabalho de SEO bem feito melhora o posicionamento do site nas buscas de palavras-chave relevantes, ou seja, as palavras que são utilizadas pelas pessoas que realmente andam à procura de determinados produtos e serviços.
O SEO é uma das ferramentas do marketing digital que melhor apresenta a relação custo-benefício comparativamente a outras. Ademais, o SEO apresenta uma grande sinergia com campanhas no Google Adwords – o que contribui para melhorar a produtividade dos anúncios ou até mesmo reduzir as verbas para publicidade.
As métricas de avaliação do SEO servem como uma referência muito importante para avaliar a procura do mercado: relativamente à quantidade de palavras-chave, à concorrência no posicionamento nas pesquisas e aos interesses dos clientes potenciais – visitas ao site, tempo de navegação, produtos e serviços mais procurados, etc..
Não pode ainda ficar esquecido que os maiores investimentos necessários para o SEO estão relacionados com a produção de conteúdo, nomeadamente descrição de produtos, e-books, vídeos, infográficos, o que acaba por se reverter em benefício para a própria empresa por serem duradouros e servirem de referência para a marca.
A esta altura a baliza já está cansada de tantos golos…quantos contou?
Comentar