Os motores de busca mudaram tudo.
Houve tempos no início da internet em que o webdesign pouco mais era do que design gráfico aplicado à Internet. Como os sites de então possuíam imenso texto, o webdesign procurava organizar os sites para uma navegação mais fácilnos diferentes browsers, de modo mais agradável e menos saturante. Hoje em dia, com a Internet a atingir tamanhos inimagináveis e milhares de sites a concorrer por uma escassa janela de visibilidade, o webdesign passou a definir todo um conjunto de estratégias interligadas, cujo objectivo final é a criação de sites visíveis para os motores de busca e capazes de figurar na primeira página do Google.
Marketing digital e webdesign.
Hoje em dia o webdesign ainda de centra nas figuras do web designer e web developer, mas a elevada concorrência actual exige a integração de soluções de SEO (Search Engine Optimization – Optimização para Motores de Busca) pensadas por uma agência de marketing digital e operacionalizada por escritores SEO, ou seja, copywriters.
Porque ter um website não basta e a visibilidade é a chave para o sucesso, os escritores SEO são responsáveis pela investigação das palavras-chave e termos principais aos quais recorrem os internautas para pesquisar um determinado assunto. São essas palavras-chave que começarão por dar visibilidade ao site, ao figurarem nos conteúdos escritos pelos copywriters.
Porque o processo de webdesign é hoje mais complexo e mais complicado que nos primórdios da Internet, é que aqueles que têm desde logo o objectivo de colocar o seu website no topo do Google, recorrem a agências de marketing digital munidas dos conhecimentos e os profissionais para conceberem um site vencedor.
O que faz uma agência de marketing digital?
Se deseja levar o seu negócio para a Internet de forma a ganhar clientes, o único modo de o fazer é encontrar-se nos primeiros dez resultados das pesquisas feitas por potenciais clientes. Chegar lá é a missão de uma agência de marketing digital, que irá ponderar todos os aspectos do webdesign como uma solução integrada capaz de subir no ranking dos motores de busca, atrair visitantes, e satisfazê-los.
Para o conseguirem, estas agências recorrem ao copywriting, linkbuilding e à gestão de redes sociais, onde é gerido o contacto entre uma empresa e os seus potenciais clientes, no que é chamado de marketing relacional. Este trabalho não termina no momento em que o website se encontra online, mas é efectivamente um trabalho em andamento, com a análise de tendências de pesquisa e estatísticas de visitas, de forma a adequar cada aspecto deste webdesign contínuo à progressiva subida do site no ranking do Google.
Fonte: Made2Web, Digital Agency Unipessoal, Lda.
Porque devo contratar uma agência de marketing digital?
A contratação de uma agência de marketing digital para gerir o webdesign da sua empresa não é obrigatória.
A não ser que queira mesmo ter sucesso no seu empreendimento, o que só a visibilidade no Google lhe pode garantir. Inúmeras empresas começaram a sua actividade online sem este tipo de contratação, mas acabaram por sentir a necessidade de o fazer por forma a darem um impulso ao seu volume de negócio. Nunca é cedo demais para apostar no webdesign optimizado para SEO, mas pode ser tarde demais.
Se tem objectivos de sucesso para a sua empresa e não está satisfeito com a sua performance nos motores de busca, este pode ser o momento ideal para obter os serviços peritos em webdesign. Os resultados serão aparentes em pouco tempo, e a única pergunta que fará, é porque não pensou nisto mais cedo!
Comentar